sábado, 22 de maio de 2010

Funcionários de Hospital Municipal recebem aulas de Libras

Curso integra projeto Saúde da Mulher com Deficiência e visa aperfeiçoar atendimento a pacientes surdas.

Funcionários e corpo clínico do Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha começaram a receber nesta segunda-feira (3/05) as primeiras aulas do curso de Libras – Língua de Sinais Brasileira – utilizada para facilitar a comunicação com pacientes surdas.

O curso faz parte das ações previstas no projeto Saúde da Mulher com Deficiência e terá duração de três meses ou 32 aulas e haverá turmas formadas pela equipe de acolhimento (recepcionistas, seguranças etc), de enfermagem e de médicos.

“A dificuldade de comunicação com a pessoa com deficiência auditiva é uma das barreiras iniciais para um atendimento adequado e bem-sucedido. Por isso, o treinamento básico em Libras é fundamental para o andamento do projeto”, afirma Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Piloto

O Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Cachoeirinha foi escolhido para receber o projeto piloto e, desde o início de março, passou a contar com dez mesas especiais para exames ginecológicos, um mamógrafo que permite a realização do exame sem que a paciente precise sair da cadeira de rodas, 12 leitos que mudam de altura por comando eletrônico e seis lifters para transferência de paciente para o leito.

O projeto teve um aporte de R$ 250 mil da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e um de seus objetivos é ser pioneiro na geração de conhecimento em um campo de estudo ainda pouco explorado dentro e fora do país: a sexualidade e a saúde geral da mulher com deficiência.

Depois da unidade de Cachoeirinha, o projeto completo – equipamentos, manual e treinamento – será levado a outros hospitais da rede municipal.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3113-8741 // 8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
Cel.: 9951-4983 // 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br / lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário