sexta-feira, 10 de abril de 2015

Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Entre os dias 09 e 12 de abril, acontece em São Paulo a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, maior feira do país sobre o segmento das pessoas com deficiência. Em 11 de abril, o evento receberá um debate sobre “Violência e Deficiência”.

Realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com apoio da Coordenação de Políticas para a Mulher, da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, e da ONG Casa de Isabel, o encontro faz parte do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoa com Deficiência e visa prevenir ações de violência contra pessoas com deficiência e ampliar o debate com profissionais ligados à área.


Os temas abordados serão: “Mulheres com Deficiência: empoderamento e enfrentamento de situações de violência”, com início às 14h; e “O tradutor-intérprete de Libras no contexto policial e judiciário: seu papel atual e perspectivas de atuação”, às 16h.

Abaixo, mais detalhes sobre cada painel:


• 14h - “Mulheres com Deficiência: empoderamento e enfrentamento de situações de violência”.
O encontro vai discutir formas de prevenir a violência contra este segmento e fortalecer a autonomia de mulheres com deficiência. 


Também serão abordados aspectos como o direito à sexualidade e a adequação das leis e dos serviços públicos (delegacias, hospitais etc.) para atender às características e necessidades específicas desta parcela da população.


• 16h - “O tradutor-intérprete de Libras no contexto policial e judiciário: seu papel atual e perspectivas de atuação”.
A presença de intérpretes de Libras em delegacias de polícia, tribunais e demais instâncias da Justiça é uma antiga reivindicação da comunidade surda, como forma de assegurar o pleno acesso às informações do processo e de manifestar autonomamente sua vontade. O evento discutirá o momento atual dessa relação e qual a perspectiva de ampliação da presença desses profissionais no segmento, tendo como exemplo a recente experiência da Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência.


SERVIÇO
Ciclo de Debates: “Violência e Deficiência”
Data: 11 de abril de 2015 – sábado
Horário: 14h – Mulheres com Deficiência: empoderamento e enfrentamento de situações de violência
16h – O tradutor-intérprete de Libras no contexto policial e judiciário: seu papel atual e perspectivas de atuação

Local: Reatech – – Auditório nº 6
Endereço: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
Transporte gratuito saindo da Estação Jabaquara do Metrô (Rua Nelson Fernandes, 400 – ao lado do terminal de ônibus)

Inscreva-se enviando seu nome e o evento de que pretende participar para:
violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br

Informações: (11) 5212.3755
 
Entrada gratuita. Vagas limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário